Habilitações Académicas
- Doutor em Marketing – Universidade de Lancaster (Reino Unido)
- Mestre em Gestão de Empresas (MBA) – Universidade Nova de Lisboa
- Licenciado em Economia – Faculdade de Economia do Porto
Áreas de Competência
- Marketing
- Empreendedorismo
- Gestão de Empresas

Atividade Profissional
- Vice-Reitor da Universidade Portucalense para a Investigação e Internacionalização
- Presidente do Observatório do Vinho do Porto
- Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Management
- Administrador da APCER Brasil
- Membro do Conselho Superior do Futebol Clube do Porto
- Professor Associado com Agregação de Marketing na Faculdade de Economia do Porto e na Porto Business School
- Presidente do Conselho Consultivo da Sigma Team Consulting
Experiência
Carreira universitária iniciada em 1980, sendo autor e coautor de diversos livros de gestão, designadamente, “Marketing Internacional”, “Os Novos Horizontes do Marketing”, “Comércio Eletrónico – Relação com Parceiros de Negócio”, “Resultados e Perspetivas das Empresas da Galiza e Norte de Portugal” e “Estrutura e Dinâmica do Sector do Vinho do Porto”
Como consultor tem colaborado com diversas entidades nacionais e estrangeiras, nomeadamente o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, o Ministério da Economia, o Consórcio da Zona Franca de Vigo, o grupo Sonae, o INESC, a Fundação de Serralves e a Casa da Música.